Biblioteca arrecada novos livros através de campanha de doação premiada

Leia mais

A vencedora Yara Goes com os livros arrecadados


São 123 novos exemplares disponíveis aos sengeanos na Biblioteca Pública Municipal de Sengés. 56 deles foram disponibilizados pela vencedora. O objetivo da campanha foi aumentar o acervo, principalmente o de literatura infanto-juvenil, ainda pequeno. A biblioteca teve perda histórica em 2010, após enchente, e tenta recuperar com as doações parte dos 20 mil exemplares que antes possuía.


A Prefeitura Municipal de Sengés realizou entre outubro e novembro deste ano a Campanha Doação Premiada, que arrecadou 123 novos exemplares de livros de literatura adulta, infantil e infantojuvenil para a Biblioteca Pública Municipal de Sengés.

A campanha é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo 
(SEMCET), através do Departamento Municipal de Cultura. Cada exemplar doado equivale a um ponto. A vencedora do desafio, Yara Goes, acumulou 56 pontos, recebendo como prêmio uma viagem à Curitiba para conhecer a Biblioteca Pública do Paraná.


Yara conta que para acumular tantos exemplares, realizou campanha dentro da própria família. Para ela, livros já lidos não devem ser guardados, mas sim repassados para permitir que outros também possam usufruir da literatura. “Livros são para serem usados e não admirados. Sempre devemos doar para que outra pessoa possa aproveitá-los”, disse.

Maria Cecília Zakrzewski Grossl Santos, auxiliar bibliotecária da instituição, 
explica que a ideia de se realizar campanha de arrecadação se deu pela necessidade de aumentar o acervo em geral, principalmente o de literatura infantojuvenil.


Ela explica que a antiga biblioteca municipal possuía em acervo de cerca de 20 
mil livros. Em 2010, porém, o prédio perdeu grande parte das obras após uma enchente, sobrando desse montante apenas 800 exemplares. “Quando o município foi agraciado com a Biblioteca Cidadã (projeto do Governo do Estado), ele recebeu um acervo de 2 mil livros. O restante fomos conseguindo com compras anuais de atualização, doações de outras bibliotecas da região e doações particulares”, conta ela.

Ainda assim, hoje a biblioteca tem cerca de 9 mil livros, e a seção de literatura 
infantojuvenil é pequena. O acervo atual também teve de ser divido para manter a minibiblioteca do bairro Vila São Pedro. Além disso, 200 livros foram redirecionados para o projeto do SEMCET “Cultura e Movimento”, que leva literatura para as escolas municipais.