Primeiros anos do ensino fundamental municipal apresentou melhoras nos últimos dez anos. Foto: Picjumbo_com/Pixabay
Dados da pesquisa do IDEB do ano passado colocam a educação das escolas municipais de Sengés como a melhor dos sete municípios da região, e mostra um aumento constante na qualidade do ensino. Os dados são referentes aos primeiros anos do ensino fundamental
Dados recentes sobre a educação municipal de Sengés apontam para o avanço na qualidade do ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 colocam os anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais em primeiro lugar entre as sete cidades do núcleo regional. Além do destaque, índices estão acima da média nacional e estadual, e mostram também que qualidade do ensino melhorou nos últimos anos.
Os dados são referentes aos primeiros anos do ensino fundamental - 1° ao 5° ano. Pelo IDEB, pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), Sengés teve em 2017 uma média de 6,7. Enquanto isso, a média nacional é de 5,6 e a estadual 6,3. Além disso, o índice médio municipal do ano passado ultrapassou a meta projetada- 5,5, demonstrando uma significativa evolução positiva.
Uma melhora nos dados sobre o ensino de Sengés também pôde ser vista. Nos últimos anos, todos os dados publicados pelo IDEB em relação à educação municipal entre o 1° e 5° ano mostram melhoras. Dentre as unidades avaliadas, três merecem destaque. A escola Presidente Médici, no bairro Ouro Verde, teve um salto de 5,3 em 2015 para 6,4 em 2017. A Escola Aristides Pereira Mattos Netto, na Vila São Pedro, passou de 5,4 para 6,0. Já a escola Lhubina B. da Rosa foi de 6,9 para 7,1.
PROEDUCA
A melhora na educação é resultado dos esforços da prefeitura voltados para essa área, buscando estimular o ensino e instituir meios que facilitem a aprendizagem.
A expectativa é de que as melhoras continuem através do Programa de Valorização da Educação Municipal de Sengés - ‘Pró Educa’, lançado em 2017. A iniciativa é o maior programa de investimentos nesta área na história da cidade. Ao todo, a prefeitura investiu R$ 1,9 milhão nos diversos segmentos da educação municipal, especialmente em melhorias para as unidades de ensino.
Além de diversas obras, foram instaladas câmeras de vigilância em todas as unidades escolares, ar-condicionados em algumas escolas, adquiridos equipamentos multimídia, como TV e som, além de dois novos ônibus escolares. Através do ‘Pró-Educa’, foi disponibilizado uniformes, novo material didático para as unidades, e distribuído kit escolar completo aos alunos, contendo mochila, cadernos e outros materiais escolares.
Materiais distribuídos
Para o prefeito Nelson Pezinho, a atual administração tem um compromisso com o aprendizado dos alunos. “Ficamos felizes em ver nossos esforços traduzidos em números tão expressivos. E isso é só o começo do que temos para a educação de Sengés”, disse.
Mais informações podem ser acessadas na página da prefeitura, em: www.senges.pr.gov.br