Alunos caracterizados para a interpretação do conto “A cartomante”
Alunos se caracterizaram como personagens de contos machadianos para contar obras através de fotografias. Com grande dedicação dos estudantes e trabalhos bem feitos, o projeto foi apresentado em seminário sobre educação. O objetivo foi instigar a leitura de clássicos brasileiros e evidenciar a sua importância
Projeto educacional sobre literatura clássica brasileira realizado em colégio de Sengés recebeu grande destaque no meio educacional este ano, e foi apresentado no I Seminário Estadual da Educação do Campo, em outubro. O projeto aconteceu no Colégio Estadual do Campo Professor Lauro Sangreman de Oliveira, no bairro Ouro Verde. A iniciativa chamou a atenção pela inteiração dos alunos e pela forma diferente de instigar a leitura da literatura brasileira.
Denominado "Revivendo Personagens", o projeto foi iniciativa do professor de Língua Portuguesa Nelson Antonio Ciola Junior, que idealizava uma forma diferente de mostrar aos alunos a importância da literatura, particularmente a nacional. Foi proposta então a estudantes do Ensino Médio, mais especificamente do segundo ano A e B noturnos, a criação de um trabalho fotográfico sobre os contos de Machado de Assis. Os estudantes teriam que ler as obras do autor e se caracterizar como os personagens para então contar a história lida através de fotos.
Interpretação da obra “Missa do Galo”
“Deixei a critério de cada grupo como seriam essas fotos, mas sempre com minha orientação e mantendo a história original. Os alunos se dedicaram intensamente ao projeto, pesquisando, lendo, e o mais importante, percebendo como a literatura é primordial na nossa vida cultural”, avaliou o professor.
O resultado foi muito satisfatório, segundo Junior, e causou surpresa tanto nele, quanto na equipe diretiva, pedagogas e alunos pela perfeição dos trabalhos, que foram apresentados em slides para as turmas e para os demais estudantes do colégio.
Interpretação de “Dom Casmurro”
O professor explica que o objetivo foi “instigar a leitura da literatura brasileira clássica de forma diferente, de modo com que meus alunos entendessem a importância dela. Com certeza minha melhor recompensa foi ensiná-los que a leitura pode transformá-los em grandes cidadãos”, conclui.